domingo, 3 de dezembro de 2023

Desviando da verdade

  Suas mentes estão cheias de trevas; eles se afastam da vida que Deus dá porque fecharam suas mentes e endureceram seus corações contra Ele. 

—Efésios 4:18


Moisés tinha feito uma bagunça de coisas. Ele era um hebreu que foi criado na casa do faraó, preparado para se tornar o próximo líder do Egito. No entanto, Moisés estava preocupado com seus companheiros hebreus e com a situação que eles enfrentavam. E um dia, por impulso, decidiu resolver o assunto com as próprias mãos.

Ele olhou para a direita e para a esquerda, e então matou um egípcio. Quando a notícia chegou ao Faraó, ele fez um contrato sobre a vida de Moisés. Então, Moisés fugiu para o deserto.

Ele se estabeleceu lá e cuidou de ovelhas até que o Senhor o recomissionou quarenta anos depois. Deus disse a Moisés que ele deveria voltar ao Egito para a corte do faraó e exigir a libertação de seu povo.

Compreensivelmente, Moisés estava relutante. Ele ofereceu algumas desculpas frágeis sobre por que ele não era qualificado, que o Senhor refutou. Deus até realizou alguns milagres para convencer Moisés da autenticidade de seu chamado. E, finalmente, Moisés e seu irmão, Arão, foram fazer o que Deus os havia chamado a fazer.

Moisés e Arão entraram na corte do faraó e exigiram a libertação dos hebreus. Eles provavelmente estavam esperando que ele dissesse: "Sem problemas! Deus tem falado comigo sobre isso. Deus te abençoe".

Mas não foi bem assim. Faraó basicamente disse: "Você está brincando? Não tem como isso acontecer."

Isso nos lembra que estar na vontade de Deus não significa que sempre serão luzes verdes, céu azul e pássaros cantando. Às vezes pensamos que se Deus quiser que façamos algo, será uma coisa fácil de fazer.

Vai acontecer, mas será no tempo Dele. E o demônio se oporá a nós.

Também encontramos uma declaração importante em Êxodo 7. Deus disse a Moisés e Arão: "Mas farei teimoso o coração do faraó para que eu possa multiplicar meus sinais e maravilhas milagrosas na terra do Egito" (versículo 3 NTLH).

Por que Deus endureceu o coração do Faraó? Alguns pensariam que o Faraó não tinha nada a dizer sobre isso, que ele era simplesmente uma peça de xadrez no tabuleiro da vida. Mas isso não é verdade. Faraó tinha uma escolha no assunto. Ele endureceu seu coração, e o Senhor confirmou a decisão que ele já havia tomado.

Faraó endureceu ainda mais seu coração, diz a Bíblia, quando seus magos falsificaram os sinais. Então ele endureceu ainda mais o coração quando seus magos não podiam falsificar os sinais.

O Senhor havia dado ao Faraó provas mais do que suficientes para convencê-lo de que os deuses do Egito eram falsos e que o Deus de Israel era o Deus verdadeiro e vivo. Ele estava dando ao Faraó a oportunidade de cooperar. Mas Faraó não teria nada disso.

Isso nos lembra que desviar-se da verdade é tornar-se mais profundamente entrincheirado nas trevas. Se você ouviu a verdade, sabe o que é certo e não responde, então corre o risco de ficar com o coração endurecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário