sexta-feira, 27 de maio de 2022

Tirandor o Máximo Proveito da Igreja?


"Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros" (Romanos 12:4-5)
 
Se você quiser tirar o máximo proveito da igreja, pare de pensar como um consumidor e comece a pensar como um cooperador. Um consumidor vai à igreja com uma atitude que diz: “Tudo o que importa é o que eu preciso. Faça para mim o que eu pedir."

Um cooperador, por outro lado, vai à igreja com a percepção de que o que vale é o grupo e, mais importante, o que Deus quer para nós. Um cooperador pergunta: “Como posso ser uma bênção para uma outra pessoa hoje?”

Se você se tornar egoísta, você se descobrirá um cristão muito infeliz.

Deus deu a cada cristão um dom ou dons espirituais. E esses dons precisam ser usados. Lemos em 1 Coríntios 12:7 que “A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando o bem comum."  E Romanos 12:4-5 diz: “Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.”

Esses não são talentos naturais, mas dons espirituais que chegam a nós como crentes. Eles não são dados porque os mereçamos. Nenhum de nós merece nenhum desses dons, mas Deus graciosamente os concede a nós.

Como descobrimos os nossos dons espirituais? Saia e sirva ao Senhor. Seja voluntário onde puder, onde houver necessidade. Você saberá com o tempo se esse é o dom que Deus o chamou para usar. Você descobrirá através da oração e do processo de tentativa e erro quais são os seus dons (e quais não são).

Servir com outros crentes não é apenas importante para aqueles a quem você serve, mas também é importante para você. É assim que se tira o máximo proveito da igreja. Quando você abençoar os outros, você mesmo será abençoado. 

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Uma Vida Feliz

“O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” (João 10:10)

Às vezes as pessoas pensam que os cristãos vivem as vidas mais chatas que se pode imaginar​​, mas nada poderia estar mais longe da verdade. O fato é que uma vida feliz é uma vida santa, uma vida vivida para Deus. Jesus não nos prometeu apenas a vida além do túmulo, mas certamente nos prometeu uma vida terrena que vale a pena, quando disse: "Eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente".

Existem duas maneiras pelas quais podemos viver nossas vidas: a certo e a errada. Há dois caminhos que podemos tomar: o caminho estreito que conduz à vida ou o caminho largo que leva à destruição. Existem duas bases que podemos usar como alicerce: a rocha firme ou a areia frouxa. O resultado é que podemos viver uma vida feliz e santa ou a uma vida miserável e profana.

Quando a maior parte das pessoas pensa numa vida dedicada a Deus, elas prevêem algo cheio de angústia, regras e regulamentos. A imagem que a maioria dos incrédulos tem de um cristão é de tristeza e tédio.

Mas quando você conhece a Deus e você percebe que a Bíblia não é um simples livro, mas sim a Palavra de Deus para ensinar cada um de nós, ela assume um significado totalmente novo. Quando você percebe que a oração não é apenas um tipo de ritual, mas algo para se comunicar com o todo-poderoso, onisciente e amoroso Deus, o qual está interessado em você, isso significa muito. Isso o mundo não oferece, não há nada como isso. Quando você realmente conhece Deus, você percebe que a vida cristã é a melhor vida que existe.

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Apenas Desculpas...

 


"Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más." (João 3:19)

Os Fariseus dos tempos de Jesus não estavam somente duvidando do trabalho de Deus; seus corações estavam cheios de descrença. Eles não rejeitaram Jesus e o Seu trabalho de Salvação por falta de provas ou evidências, pois Ele cumpriu várias profecias do Antigo Testamento. Eles não o rejeitaram porque o Seu estilo de vida não era coerente com a Sua pregação, pois Ele a coerência era total. Mesmo Pilatos, que estava se preparando para condená-Lo, disse o seguinte a respeito de Jesus: "Não acho nele nenhuma culpa." Judas Iscariotes, Seu traidor, disse: "Eu verdadeiramente traí sangue inocente."

Esses líderes religiosos rejeitaram Jesus porque Ele interferiu na forma através da qual eles pretendiam viver. Ele era uma ameaça ao seu estilo de vida e ao seu sistema religioso. Apesar de toda a Sua retórica e dos questionamentos de interesse espiritual, eles não buscavam realmente a verdade. Nem ao menos estavam buscando pelo Messias. Se assim o fosse, eles teriam recebido Jesus.

Note que a rejeição dos fariseus a Jesus é simplesmente uma ilustração de cada pessoa que O rejeita intencionalmente. As pessoas não rejeitam o Messias porque elas obtiveram provas a respeito e concluíram que Ele não é o Messias. A maioria das pessoas que dizem que não são cristãs nunca leram a Bíblia. Elas nem mesmo leram todo o Evangelho de João. Nunca examinaram com cuidado os argumentos de Cristo. As pessoas não O rejeitam por causa da hipocrisia de algumas pessoas incoerentes. As pessoas rejeitam a Jesus porque Ele é uma ameaça ao estilo de vida delas. Elas não querem mudar. Elas querem que as coisas fiquem como estão, pois odeiam a Luz e o fato de suas ações serem expostas.

segunda-feira, 16 de maio de 2022

Carregar a Cruz

 


"Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: 'Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me'". (Marcos 8:34)

Às vezes dizemos: "Todos nós temos cruzes para carregar. Minha cruz é o meu chefe no trabalho", ou "Minha cruz é um problema de saúde", ou "Minha cruz é aquele parente." Mas acho que nós perdemos o significado da cruz. Se você estivesse vivendo na Jerusalém do primeiro século e visse alguém cercado por guardas romanos e carregando uma cruz na rua, não teria dúvidas sobre o local para onde essa pessoa estava indo. Você saberia que tal pessoa estava prestes a ser levada para fora da cidade, colocada sobre a cruz e crucificada. Alguém carregando uma cruz era alguém prestes a morrer. Então, quando Jesus disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me", os discípulos compreenderam o que ele quis dizer.

Tomar a cruz significa morrer para nós mesmos e querer a vontade de Deus mais do que nossa própria vontade. Isso não significa que sua vida estará arruinada quando você decidir andar com Deus. O que isto significa é que agora você vai ter vida - e vida em abundância, como Jesus prometeu, porque você quer a vontade de Deus mais do que a sua vontade. Jesus disse: "Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará." (Marcos 8:35).

Você está tomando a cruz e seguindo a Jesus? Carregar a cruz afetará e influenciará cada aspecto da sua vida. O resultado será a vida como ela foi feita para ser vivida: na perfeita vontade de Deus.

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Por que a Cruz?

 


"Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus." (1 Coríntios 1:18)

Existe uma história real a respeito de um casal que visitava uma joalheria. À medida que o vendedor lhes mostrava várias cruzes, a mulher comentou: "Eu gosto delas, mas você teria alguma sem esse pequeno homem fixado nela?"

Isso é o que muitas pessoas querem hoje: uma cruz sem Jesus. Eles querem uma cruz sem nenhuma ofensa, uma cruz que fique de acordo com o seu vestuário. Se pudéssemos voltar no tempo e analisar a cruz em seu contexto original, nós iríamos perceber que ela era um símbolo de sangue e desprezo. Um homem pendurado na cruz seria a pior imagem que poderíamos imaginar.

Os Romanos escolheram a crucificação porque ela tinha o objetivo de ser uma maneira lenta e tortuosa de morrer. Foi criada para humilhar a pessoa. As crucificações fora das cidades romanas serviram de aviso àqueles que ousassem se opor às leis de Roma.

Se houvesse qualquer outra maneira, você acha que Deus teria permitido que seu Filho sofresse dessa maneira? Se existisse qualquer outra forma com que pudéssemos ser perdoados, Deus a teria encontrado. Se ter uma vida de boa moral nos levasse ao paraíso, então Jesus não teria morrido por nós. Mas Ele morreu, pois não havia - e não há - outra maneira. Ele teve que pagar o preço por nossos pecados. Na cruz, Jesus comprou a salvação do mundo.

Se você alguma vez ficou tentado a duvidar do amor de Deus por você, mesmo que por um momento, olhe longa e profundamente para a Cruz. Pregos não seguraram Jesus na Cruz. O Seu amor o segurou.

Corações Divididos

 


"Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo." (1 Coríntios 3:1)

A Bíblia menciona uma categoria de cristãos descritos como carnais. São pessoas que estão estagnadas em seu desenvolvimento espiritual. Elas nunca cresceram. Estão presas entre dois mundos: elas têm muito do Senhor para serem felizes no mundo, mas também muito do mundo para serem felizes no Senhor. Essas são as pessoas mais miseráveis ​​ao nosso redor.

Muitos de nós já percebemos que nosso mundo não tem as respostas que procuramos e não pode ser confiável. Ao mesmo tempo, nós também não confiamos em Deus, mas é hora de dizer: "Eu creio em Jesus Cristo." É hora de pôr em prática, mostrar, nossos princípios e não apenas escrevê-los em pedaços de madeira e pendurá-los nas entradas de nossas casas. Muitas vezes tentando ganhar credibilidade, perdemos nossa integridade. Tentando nos relacionar com as pessoas, perdemos todo o poder que teríamos agindo em suas vidas, porque comprometemos nossos princípios.

A Bíblia nos dá muitos exemplos de pessoas que se levantaram para o que era certo, correndo o risco de perder alguma coisa muito importante, até mesmo suas vidas. Uma dessas pessoas foi Daniel, que ocupou posição de grande influência na corte de Nabucodonosor. Mesmo assim, ele não iria comprometer os seus princípios.

Talvez você esteja com medo de lutar por Jesus Cristo. Você está com medo que possa prejudicar sua carreira, ou um relacionamento, ou qualquer outra coisa. Mas chega um momento em que precisamos defender aquilo que sabemos ser verdadeiro. Você pode ser criticado, e pode até perder algo que julgue importante, mas o que perder, Deus fará por você. Ele irá abençoá-lo por honrar o que é certo.

segunda-feira, 9 de maio de 2022

Para Os Filhos...

 


"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá." (Êxodo 20:12)

O quinto dos 10 Mandamentos lida com a questão da família, mas em sua essência nos dá os fundamentos de como devemos tratar nossos companheiros. A família provê força para um país. Já foi dito que uma família pode viver sem uma nação, mas uma nação não pode viver sem uma família.

Em Efésios 6:1, o apóstolo Paulo diz: "Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo." Por que as crianças deveriam obedecer seus pais? Porque esta é a coisa certa a fazer. Deus diz que isso é o certo. E isso é tudo o que você deve saber. É mais ou menos quando uma criança pergunta: "Mãe, por que eu tenho que fazer isso?" E a mãe responde:

"Porque eu lhe pedi."

Então a criança indaga: "Mas eu não entendo..."

E a mãe: "Eu sei. Um dia você irá entender. Por enquanto, simplesmente faça porque eu pedi."

O certo e o errado não estão baseados no que pensamos ou em algum consenso do que os outros pensam a respeito. Algo é certo porque Deus diz que é. Alguma coisa é boa porque Deus diz que é boa. Nem é preciso dizer que isso vai contra a cultura atual. Temos ouvido mais sobre os direitos das crianças do que as responsabilidades que elas têm. Não apenas se espera que crianças tenham atitudes rebeldes. Elas inclusive são encorajadas para isso. Entretanto, essa não é a ordem de Deus.

Há uma dupla promessa associada à obediência aos pais: primeiro, que será bom para você, o que traz qualidade de vida. Segundo, que você poderá ter uma vida mais longa na terra, o que traz quantidade de vida.

sábado, 7 de maio de 2022

Ganho ou perda?

 


"Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta." (Hebreus 12:1)

Ouvi falar de uma grande violinista a quem perguntaram sobre o segredo de suas grandes performances. Ela respondeu: "Negligência planejada. Qualquer coisa que me impeça de praticar e tocar bem deve ser negligenciada."

Creio que alguns de nós poderiam utilizar da "negligência planejada" em suas vidas, porque nelas há muito mais coisas inúteis do que podemos imaginar. Se você não acredita em mim, tente se mudar. Não é impressionante a quantidade de coisas inúteis que acumulamos? Em nossas vidas isso também é verdade. Nós carregamos coisas que não precisamos. De tempos em tempos, precisamos abandonar esse excesso de peso.

Quando a corrida da vida se torna difícil, nós gostamos de colocar a culpa nas circunstâncias, em outras pessoas, ou às vezes mesmo em Deus. Mas precisamos lembrar que se tropeçamos ou caímos a culpa é nossa. A Bíblia diz que o poder de Jesus "nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade." (2 Pedro 1:3)

A Bíblia também nos ensina a deixar de lado tudo que nos atrapalha e o pecado que impede o nosso progresso (Hebreus 12:1). Perceba: não devemos deixar de lado apenas o pecado; devemos deixar de lado também o que nos atrapalha.

Sugiro que, periodicamente, acerca das áreas incertas da sua vida, você se questione: isso é um bônus ou um ônus? Em outras palavras: é algo que aumenta sua velocidade na corrida na qual você se encontra? Ou isso é um peso, algo que lhe torna mais lento?

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Um Grande Presente

 


"Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente." (João 10:10)

Enquanto era pequeno, morei com minha avó por alguns anos. Gostava de folhear sua grande Bíblia de família e olhar para as imagens de Jesus. Ela também tinha uma imagem de Jesus pendurada na parede. Eu olhava para ele e pensava: "Eu queria ter conhecido esse homem, Jesus."

A única coisa que eu não gostava sobre a vida de Jesus era como ela terminava. Eu pensava que ela deveria ser reescrita com um final mais feliz. A parte sobre ele ser crucificado arruinou tudo... Ele estava indo tão bem, curando e ensinando pessoas, mas então tudo chegou ao fim. Por que eles tiveram que colocá-lo em uma cruz e matá-lo?

Foi só depois que me tornei um cristão que percebi que a crucificação de Jesus realmente foi a principal razão pela qual Ele veio para a Terra.

Jesus veio para morrer. Ele falava sobre isso com frequência e em detalhes. Sua prisão e crucificação não o pegaram de surpresa. Jesus resumiu bem quando disse a seus discípulos: "Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Marcos 10:45).

Veja: Jesus nasceu para morrer, para que pudéssemos viver. Você aceitou o dom da vida eterna que Jesus comprou com Sua morte? Se ainda não, você pode aceitar esse grande presente hoje.

quinta-feira, 5 de maio de 2022

Dar com Alegria

 


"Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria." (2 Coríntios 9:7)

Eu não sei quanto a você, mas quando chega o Natal, sempre há alguém para quem me sinto obrigado a comprar um presente. Embora eu não seja fã do processo comercial envolvido no Natal, acabo comprando por obrigação. Por outro lado, é prazeroso comprar um presente para alguém que se ame, não é? Pois assim é também com Deus.

É assim que Deus quer que demos a Ele. Não por obrigação, do tipo: - "Oh, é certo dar para Deus e ajudá-lo." Ou, - "Eu acho que devo ajudar na Escola Dominical, pois, afinal, Deus precisa da minha ajuda para com as crianças." Ou, - "Eu deveria falar sobre Jesus para alguém, porque Deus precisa da minha ajuda para levar o evangelho mundo afora." Se é assim que você pensa, então deveria economizar o seu dinheiro, poupar o seu tempo e não se aplicar à toa em seu serviço, porque Deus simplesmente não os quer, se forem dados dessa maneira. Nosso coração e nossas atitudes são mais importantes para Deus do que os nossos "dons".

Se você der o seu dinheiro, o seu tempo ou qualquer outra coisa somente por obrigação, ou pela expectativa de receber algo em troca, então a sua motivação está errada e não vai contar coisa alguma perante Deus. Seu coração deve estar em primeiro lugar. Dar é uma ação voluntária. Você não tem que fazê-lo, a menos que o queira.

Talvez você ache que não tem muito a oferecer para Deus, mas lembre-se que Ele pode fazer muito com pouco. Basta apresentar-lhe o que você tem e dizer: - "Senhor, isso que eu lhe ofereço não é muito, mas aqui está: é tudo Seu." Então você verá o que Deus pode fazer com a sua oferta e o quanto Ele pode abençoar a vida, por ter se dedicado a Ele com um coração sincero.

quarta-feira, 4 de maio de 2022

Locais Perigosos



"Não adulterarás." (Êxodo 20:14)

O sétimo mandamento nos diz para não cometermos adultério. Muitos de nós podem dizer: "Bem, eu nunca fiz isso." Mas, em seguida, Jesus diz novamente no Sermão da Montanha: "Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’. Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração." (Mateus 5:27-28). Claro que, da mesma forma, isso também se aplica às mulheres: o adultério pode se dar olhando para um homem de maneira libidinosa.

Essa palavra que Jesus usa, traduzida como "olhar", não significa apenas um olhar casual. Na língua original,  refere-se ao ato contínuo de olhar. Neste sentido, a idéia não é um olhar acidental ou involuntário, mas um olhar intencional e repetido.

Jesus não está falando aqui de exposição inesperada e inevitável à tentação sexual. Ele está falando de alguém que deliberadamente se coloca em um local vulnerável. Você sabe a diferença. Nós todos vivemos em um mundo mau. Tragicamente, hoje não precisamos ir muito longe para ver coisas sexualmente explícitas. A televisão é um exemplo e, é claro, há a Internet. Mesmo se você tiver o cuidado de evitar essas coisas em sua casa, quando for a um shopping ou a uma loja verá monitores reproduzindo vídeos, além de propagandas e anúncios em todos os lugares ao seu redor. Ou seja, nós estamos constantemente expostos a essas coisas.

A pessoa que Jesus está descrevendo como aquela que cometeu adultério em seu coração se coloca intencionalmente em lugar de tentação evidente. Aqueles que amam a Deus e querem agradá-lo, não vão querer fazer isso.

terça-feira, 3 de maio de 2022

Destruição Disfarçada

 


"O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom." (Romanos 12:9)


Uma das primeiras coisas que me lembro que ocorreu quando entreguei minha vida a Jesus Cristo foi a erosão da amargura e do ódio e o crescimento de um amor que eu não tinha conhecido antes. Anos de amargura e raiva que tinham sido construídas começaram simplesmente a se dissolver. Se pretendemos ser seguidores de Cristo e damos refúgio em nossos corações ao rancor ou ódio em relação a alguém, há algo muito errado. João foi muito claro quando escreveu: "Se alguém afirmar: 'Eu amo a Deus', mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê." (1 João 4:20). João estava dizendo que, se tivermos ódio em nossos corações em relação a outros membros do corpo de Cristo, irmãos em Cristo, há algo errado em nossa vida espiritual.

Talvez alguém tenha ofendido ou magoado você. No entanto, você deve amar. Você deve perdoar. Você não deve se vingar. Aqui está o porquê: a amargura e o ódio farão mais mal a você do que a pessoa a quem você direciona isto. Isso vai devorar você por dentro, vai destruir sua vida. Irá atrapalhar o seu tempo de oração com Deus, vai dificultar a sua adoração. Irá, para todos os efeitos práticos, atuar como um obstáculo no relacionamento que Deus quer ter com você.

Não há espaço para o ódio no coração de um filho de Deus. Não há espaço para amargura. Não há espaço para preconceito. Deus quer que nosso amor seja honesto, e Ele o quer sem hipocrisia.