quarta-feira, 4 de maio de 2022

Locais Perigosos



"Não adulterarás." (Êxodo 20:14)

O sétimo mandamento nos diz para não cometermos adultério. Muitos de nós podem dizer: "Bem, eu nunca fiz isso." Mas, em seguida, Jesus diz novamente no Sermão da Montanha: "Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’. Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração." (Mateus 5:27-28). Claro que, da mesma forma, isso também se aplica às mulheres: o adultério pode se dar olhando para um homem de maneira libidinosa.

Essa palavra que Jesus usa, traduzida como "olhar", não significa apenas um olhar casual. Na língua original,  refere-se ao ato contínuo de olhar. Neste sentido, a idéia não é um olhar acidental ou involuntário, mas um olhar intencional e repetido.

Jesus não está falando aqui de exposição inesperada e inevitável à tentação sexual. Ele está falando de alguém que deliberadamente se coloca em um local vulnerável. Você sabe a diferença. Nós todos vivemos em um mundo mau. Tragicamente, hoje não precisamos ir muito longe para ver coisas sexualmente explícitas. A televisão é um exemplo e, é claro, há a Internet. Mesmo se você tiver o cuidado de evitar essas coisas em sua casa, quando for a um shopping ou a uma loja verá monitores reproduzindo vídeos, além de propagandas e anúncios em todos os lugares ao seu redor. Ou seja, nós estamos constantemente expostos a essas coisas.

A pessoa que Jesus está descrevendo como aquela que cometeu adultério em seu coração se coloca intencionalmente em lugar de tentação evidente. Aqueles que amam a Deus e querem agradá-lo, não vão querer fazer isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário