sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Por que?

 


"Disse Jesus: 'Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.'" (João 9:3)

O furacão que devastou comunidades da costa do golfo dos Estados Unidos foi um dos desastres naturais mais terríveis na história daquele país. Quando esse tipo de coisa acontece, a pergunta que muitas vezes se faz é: "Por que?" Mais especificamente: "Por que Deus permitiu que isto acontecesse?"

Os discípulos fizeram a Jesus uma pergunta semelhante em João 9. Depois de ver um homem que tinha nascido cego, os discípulos fizeram uma das grandes perguntas da vida: "Por que?" Eles perguntaram: "Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego?" (v. 2).

Mas Jesus rejeitou tal ideia, dizendo: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele." (v. 3).

Então, por que isso aconteceu com esse homem? Porque há sofrimento e desastres naturais, como o furacão Katrina, que tomou a vida de tantas pessoas? Mais ainda: por que temos guerra, terrorismo, tragédias?

Em primeiro lugar, a cegueira desse homem não foi resultado de pecado pessoal dele. Sua cegueira foi o resultado do pecado em geral. Sendo assim, desastres naturais, doenças e sofrimento são o resultado do pecado em geral. Deus disse aos nossos primeiros pais, Adão e Eva, que se comessem do fruto proibido no Jardim do Éden certamente morreriam (Gênesis 2:17). Apesar das advertências de Deus, eles comeram do fruto. Desde então, a morte se espalhou pela raça humana como um incêndio. Mas Deus tem oferecido uma solução para a morte através do Seu Filho Jesus Cristo. Deus nos ama tanto que Ele estendeu Sua mão para nós, enviando Seu próprio filho, Jesus Cristo, para morrer pelos nossos pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário